"Nosso corpo é nosso templo, nossa vida deve ser nossa religião e cuidar dela nosso ato de fé".

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aprenda a medir a circunferência da cintura


Acúmulo de gordura na região abdominal aumenta risco de doenças do coração

Cuidado com a barriguinha

O excesso de peso, medido por meio do IMC, ou índice de massa corporal, não é o único risco para a saúde. A localização da gordura no seu corpo também é. Se você acumula gordura principalmente na região abdominal - ao redor da cintura-, estará mais propenso a desenvolver doenças do coração do que se a maior parte da gordura estivesse nas coxas e quadris. Isso vale mesmo se o seu índice de massa corporal estiver na faixa considerada normal. Mulheres com cintura acima de 88 cm, ou homens com cintura superior a 100 cm têm mais chance ter algum problema do coração.

O risco de existir ao menos um fator clássico de risco coronariano aumenta consideravelmente quando a medida em homens ultrapassa 104 cm e em mulheres ultrapassa 88 cm (odds ratio: 2,6). Embora o estudo, aceito universalmente, não tenha sido realizado com a população brasileira, o limite de circunferência abdominal nos vários estudos varia de 95 a 105 cm.

Para medir a circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa, mas não a ponto de comprimir sua pele e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça a sua cintura.
Fernando Fischer / texto: Vanessa de Sá

Sport Life


Como tirar medidas
Peito/Busto: Medir em torno da parte mais larga do peito, por debaixo dos braços.

Cintura: Medir em torno da cintura onde você normalmente usa o cinto. Manter a fita métrica direita e ligeiramente folgada.

Anca: Com os pés juntos, tire a medida mais larga em torno da sua anca. Mantenha a fita métrica nivelada e paralela ao chão.

Coxa: Com um par de calças (Jeans) vestidas, tire a medida em torno da coxa, no ponto mais largo. Esta medida é a mais importante porque não pode ser ajustada.

Perna Interior: Medir o comprimento da perna interior desde a virilha até ao tornozelo.
Perna Exterior: Medir o comprimento da perna do lado exterior desde a cintura até ao tornozelo.

Capacetes
Com uma fita métrica, meça a circunferência da sua cabeça (conforme ilustração). Medir várias vezes até obter a medida certa e em seguida adicione 1cm (59cm + 1cm = 60cm), a medida ideal para o seu capacete será de 60cm.


--------------------------------------------------------------------------
Luvas
1" (polegada) = 2.54cm
Com uma fita métrica, meça a circunferência da palma da sua mão (conforme ilustração). Por exemplo, a medida que obteve foi de 8.50" polegadas (21.59cm), após isso, divida por 2 (8.5 ÷ 2 = 4.25"). A medida ideal a encomendar é o XL (4.1"-4.6").


-------------------------------------------------------------------------
Calçado
Com uma fita métrica, meça o comprimento do seu pé em centímetros conforme ilustração .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails